segunda-feira, 13 de setembro de 2010

BREAK DANCE, MAS AFINAL O QUE É???

Break Dance, mas afinal, o que é isso?
Muitos ituanos ainda não sabem o que é Break dance, B. boy ou Hip hop, mas estão cada vez mais apaixonados por um ritmo que conquista o mundo desde a década de 70, a famosa dança de rua.
Dentro do Hip hop existem oito estilos de danças, o Funk style, o Soul, o Up rock, o Popping, o Hip House, o House, o Locking, e o B. boy.
Confira um pouco sobre cada um desses estilos!
Existe também, o Street Dance, que no Brasil é muito confundido com o B. boy. Esse estilo surgiu na década de 80 e é praticado nas academias. São aproximadamente 15 a 20 pessoas fazendo os mesmos passos juntos.
Segundo o professor de dança Flávio Damacena, o Street Dance não é uma dança de rua. “A verdadeira dança de rua nasce na rua, e você apresenta em outros lugares. No Brasil surgiu como um negócio de academia, tudo muito certinho, o verdadeiro B. boy sabe improvisar”.
Break Dance
O Break Dance surgiu em Porto Rico, na década de 70, em protesto aos aviões que caíam no período da Guerra do Vietnã. As pessoas começaram a girar de ponta cabeça, como um moinho de vento, imitando helicópteros caindo.
Rapidamente o novo estilo musical chegou à América do Norte, que surgiu como grande influência para diminuir a criminalidade entre as famosas gangues. Os grupos rivais continuaram competindo entre si, mas desta vez sem morte, apenas através da dança.
Existem quatro elementos que compõem o Break dance:
•B. boy: dançarino;
•Dj: pessoa que cria e escolhe músicas para serem dançadas. O break beat é feito originalmente com o disco de vinil;
•Mc: conhecido também como mestre de cerimônia, ou apresentador do evento. O Mc tem como função animar as disputas através de raps, mas nunca com o objetivo de ofender ninguém, apenas animar;
•Grafitte: grafitte é arte. Na época das gangues, pichavam-se muros para marcar o território. Hoje são feitos desenhos com qualidade, e para isso, pedem autorização.
Além das disputas entre os B. boys, existe também a competição entre Mcs e Grafitteiros, que usam da rima e da arte para ganhar dinheiro e se divertir.
Campeonatos
Os campeonatos são divididos em categorias: Kids, sênior e avançado ou iniciante, intermediário e profissional, de acordo com a escolha dos organizadores. Antes das competições, acontece uma seletiva, onde especialistas no assunto classificam o participante conforme a categoria.
Os dançarinos são julgados pelo ritmo, perfeição, movimentos de maior dificuldade, criatividade e sincronia entre a dupla, o trio, o quarteto ou o quinteto. Existe também, o crew, que são grupos formados por mais de seis pessoas.
Nos campeonatos, os dançarinos participam de batalhas, que são compostas pelo começo, meio e fim da dança. O primeiro passo é chamado de Top Rock, no qual o competidor se apresenta para o jurado. No Fut work, eles têm que mostrar a habilidade com as pernas.
O Power Moving é um complemento da dança, onde o participante pode fazer acrobacias, saltos e giros. O encerramento chama-se Freeze, que quer dizer congelamento. O dançarino tem que ficar de 1,5 a 3 segundos em uma mesma posição para mostrar resistência.
Os jurados, dançarinos experientes, julgam os 3 passos da dança, juntamente com as coreografias, dando nota de 1 a 10. Portanto, o competidor pode obter no máximo 50 pontos. A premiação varia de acordo com o campeonato, pode ser em dinheiro ou em troféus e brindes.
Fireworks Text

Nenhum comentário: